sexta-feira, 16 de julho de 2010

Um planeta sustentável começa dentro de casa.


Um planeta sustentável começa dentro de casa

Pode parecer exagero, mas um banho de 15 minutos é o bastante para estourar o consumo de água diário estabelecido pela ONU para atender as necessidades de consumo e higiene.

Esse simples banho de 15 minutos gera um gasto de 135 litros de água. Pelos padrões da ONU, o consumo deveria ficar em torno de 110 litros diários por pessoa.

Levando à conta os gastos de água para fazer comida, lavar a louça, escovar os dentes, lavar a roupa, regar as plantas, ingerir na hora de matar a sede... pronto. O consumo médio por pessoa é sinônimo de desperdício.

A única saída é educar e estabelecer regras que comecem dentro de casa. Veja a seguir as principais delas:

1. No banheiro

Banho
Ele deve ser rápido. Ligue a água para se molhar, feche o registro e se ensaboe. Depois abra o registro e tire a espuma. Habitue-se a usar uma bacia sob os pés para armazenar a água do banho e depois usá-la para lavar o quintal, por exemplo.
A água que cai do chuveiro também pode ser reaproveitada para lavar a roupa ou qualquer outra atividade da casa. Para isso, deve-se colocar um balde ou bacia embaixo para armazenar aquela água.
Escovar os dentes
Uma escovada de cinco minutos com a torneira não muito aberta representa um gasto de 12 litros de água. Por isso molhar a escova e fechar a torneira e depois enxaguar a boca com um copo de água pode significar a economia de 11,5 litros de água.
Lavar o rosto
Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar.
O mesmo vale para o barbear. Em 5 minutos gastam-se 12 litros de água. Com economia o consumo cai para 2 a 3 litros.
Vaso sanitário
Uma bacia sanitária com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros. Opte por bacias sanitárias de 6 litros por acionamento (fabricadas a partir de 2001), que podem chegar a volumes de 6 litros por descarga. Fique de olho na válvula defeituosa, que podem levar o consumo à casa dos 30 litros. Não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa.

2. Na cozinha

Lavando a louça
Limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo e, então, abra a torneira novamente para novo enxágue. Ao beber um copo d’água, você gastará outros dois apenas para lavá-lo.
Lavando louça com a torneira meio aberta por 15 minutos, serão utilizados 117 litros de água. A economia com as dicas acima pode chegar a 20 litros. Uma lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros. Só a utilize quando estiver cheia.
Frutas e verduras
Na higienização, utilize cloro ou água sanitária de uso geral (uma colher de sopa para um litro de água, por 15 minutos). Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível.

3. Área de serviço

Lavar roupa
No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. O melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar e manter a torneira fechada. A lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros. O ideal é usá-la somente com a capacidade total. Por isso, sempre junte a roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Não lave uma peça por vez.
Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágüe. E aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço.

4. Calçada e carro

Quintal
Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o pátio da sua casa. Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos são perdidos 279 litros de água.
Carro
Muita gente gasta até 30 minutos ao lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Para reduzir, basta lavar o carro somente uma vez por mês -- com balde. Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros. (Sabesp)



Fonte de pesquisa: Jornal Diário do Pará


FONTE: http://www.paisagismobrasil.com.br/index.php?system=news&news_id=1629&action=read

Estamos de volta !!!

Boa tarde Pessoal, sei que andei meio sumido !!!  Estamos no facebook.com/ocultivoavida Agora estou cuidando mais da parte de Recuper...