sábado, 21 de abril de 2012

Mandioca


 Mandioca.






Por se adaptar a vários tipos de clima e tipos de solo, a mandioca, ou macaxeira ou aipim, dependendo da região, é plantada e consumida em todos estados do Brasil. São arbustos rústicos, de até 2 m de altura, que devem ser cultivados espaçados de 80 cm a 1,20 cm  um do outro.
A multiplicação da planta é feita por manivas , como são chamados os pedaços de 20cm do caule da mandioca , que devem ser acomodadas em covas de até 10cm , de profundidade na horizontal.
Prepare o substrato com 1 litro de esterco por cova e mantenha o solo úmido até que as primeiras folhas apareçam. Depois, passe a regar duas ou tres vezes por semana, sem encharcar.
A colheita da mandioca é feita a partir de nove meses após o plantio, para saber com exatidão, retire uma planta e observe as raízes, se a casca escura soltar  com facilidade, é hora de puxar toda a planta para colher as raízes. 


FONTE: Hortaliças e Temperos, Editora Europa, Pág 94.

FONTE FOTO 01: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandioca

FONTE FOTO 02: http://cidmarcus.blogspot.com.br/2012/02/mandioca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos de volta !!!

Boa tarde Pessoal, sei que andei meio sumido !!!  Estamos no facebook.com/ocultivoavida Agora estou cuidando mais da parte de Recuper...