sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Arborização urbana para alimentar e atrair as aves

Origem: Mata Atlântica (Sul do Brasil)
Projeto CevAdeil, iniciado em 2009.
Idealizador: José Renato “Gazão”
Início de produção do Arvoredo da Fruta de Sabiá: Entre 08 à 12 meses.
Fruta de Sabiá em Belo Horizonte, MG.
Arvoredo de porte médio, que atinge mais ou menos 04 metros na sua maturidade. Produz durante grande parte do ano pequenos frutos que crescem em seus galhos, como se fossem pequenas jabuticabas. Com mais ou menos 08 milímetros de diâmetro, amareladas e adociadas quando maduras.
Fruta de Sabiá, atrai diversas espécies de Pássaros onde plantada. Alimento natural adorado de forma surpreendente e encantadora por nossos amigos voadores. Muito adorada também, por todas as espécies de peixes nativos, podendo então ser plantada à beira de rios, tornando-se um alimento natural que também é adorado pelos peixes.
Fruto adorado por praticamente todos os nossos Pássaros Silvestres, como por exemplo, Sabiás, Bem-te-vis, Sanhaços, João velhos, Galos do campo, Beija-flor, Tico-ticos-rei, Saíras, Trinca-ferros, Tiês, Gaturamos, Jutitis, Chocões-barrados, entre outras dezenas de espécies.
sabiá e a fruta de sabiá
Os pássaros visitam o arvoredo da Fruta de Sabiá o dia todo, se alimentando e levando em seus bicos comida para seus filhotes, coisa lindíssima de se ver. A Fruta de Sabiá também é adorado por galinhas, pode ser plantado dentro do galinheiro. Os Fruta de Sabiá podem ser consumidos por humanos.
Grande importância na contribuição ao nosso Meio Ambiente – os Pássaros disseminam suas sementes fazendo um florestamento natural. Além de grande contribuição ao Meio Ambiente pela alimentação de várias espécies de Pássaros e Peixes, é uma planta extremamente indicada para recuperação de áreas degradadas.
O Projeto CevAdeil faz o trabalho de Resgate e disseminação deste arvoredo, e eu, Zé Renato, garanto que com sua cultura nos jardins, quintais, praças, sítios, chácaras, fazendas, rios… estaremos contribuindo de maneira fenomenal com nosso Meio Amiente com a alimentação de dezenas de Pássaros. Estes que com certeza estão sofrendo muito com relação à falta de alimentação, numa era que só se ouve falar em desmatamento e fogos nas matas.
Plante a Fruta de Sabiá e tenha Pássaros Silvestres como vizinhos!
Notas do idealizador:
Nome científico: Acnistus arborescens
Nome popular: Fruta de Sabiá
Projeto CevAdeil: Ceva – de cevar peixes e pássaros. Adeil – Um grande plantador da nossa região.
Semeando abrigos e alimentos para as aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos de volta !!!

Boa tarde Pessoal, sei que andei meio sumido !!!  Estamos no facebook.com/ocultivoavida Agora estou cuidando mais da parte de Recuper...